Coletividades

Coletividades

Sport Clube de Paradela

Morada:  Paradela, RUA S. EUFÉMEA, Nº315, 3750-405 ESPINHEL
N.º de Contribuinte: 503 078 034
Contato: 939 464 013 Horácio Neves
Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

HISTÓRIA DO S.C. PARADELA

Decorria o final da década de 70 e o início da década de 80, quando um grupo de vários amigos decidiu unir-se e organizar-se em equipa, disputando vários torneios de futebol pela região, usando e divulgando o nome de Paradela. Eram os chamados torneios do “copo e do tremoço”.

A equipa era toda ela composta por jogadores naturais de Paradela, jogando por carolice, com muito “amor à camisola”. Inclusive, eram os próprios jogadores que compravam e lavavam os seus equipamentos e procediam aos trabalhos de marcação do recinto desportivo e organização dos seus jogos. Para efectuarem os seus treinos e os seus jogos, este grupo de amigos utilizava um espaço onde foi construído um campo de futebol, doado pelo Sr. Carlos Baptista, ao qual mais tarde foi atribuído o nome do doador de tal terreno, como forma de homenagem.

Dado o entusiasmo que se gerou entre as pessoas, em torno da amizade, companheirismo e grande espírito de confraternização que estes momentos proporcionavam, começou a pensar-se em constituir uma associação, voltada essencialmente para a prática desportiva, nomeadamente o futebol, mas igualmente com uma forte componente social e cultural. Assim, a 25 de Março de 1983, por escritura pública lavrada no Cartório Notarial de Águeda, foi formalmente criado o Sport Clube de Paradela, tendo como principal finalidade “a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados”.

Após a sua constituição formal, seguiu-se a filiação na Associação de Futebol de Aveiro (AFA), passando o clube a competir nos campeonatos distritais organizados pela AFA, até à época 2003/2004. A actividade desportiva do clube teve o seu ponto alto na época 1991/92 quando, competindo no campeonato distrital da 2ª Divisão da AFA, Zona Sul, se sagrou campeão da sua zona, derrotando depois o Guizande, vencedor da zona norte, na disputa pelo título de campeão absoluto da 2ª Divisão Distrital. Este foi, porventura, o momento de maior euforia, não só para os associados do clube, mas também para as gentes de Paradela.

Na temporada 1995/96 o Sport Clube de Paradela, realizando um campeonato brilhante, conquistou o 2º lugar do campeonato distrital da 2ª Divisão da AFA, regressando assim à 1ª Divisão Distrital. E foi após esta subida divisão que, na época 1996/97, o Sport Clube de Paradela, apresentou, pela primeira e única vez na sua história, uma equipa de camadas jovens, a qual disputou o campeonato distrital de juvenis da 2ª Divisão Distrital da AFA, onde obteve o 10º lugar. Desde a época 1996/97 até à temporada 2003/2004, o Sport Clube de Paradela manteve em actividade a sua equipa de seniores masculinos, sempre disputando o campeonato distrital da 1ª Divisão Distrital da AFA, após o que, dadas as dificuldades económicas e alguma desorganização interna, decidiu não inscrever o clube nas provas da AFA.

Em meados da década de 90, foi criada uma Secção de Pesca, ainda hoje em actividade, constituída por diversos elementos, que disputam os campeonatos regionais da Associação de Pesca de Aveiro e Beira Litoral. Também na década de 90 foi criada, no seio do clube, uma equipa de Veteranos que tinha e tem como principal essência, o convívio e a confraternização com gentes de vários pontos do país, aliada à paixão pela prática do desporto-rei.

Mais tarde, em Janeiro de 2005, foi dado o pontapé de saída para a criação de um Departamento de Futebol Juvenil, com o objectivo de promover a prática do desporto entre as camadas mais jovens da população local, fomentando igualmente uma aproximação das famílias ao clube. No final desse mesmo ano de 2005, foi criada uma Secção de Ciclismo que, ao longo dos anos seguintes e até à presente data, disputaram várias provas organizadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com excelentes resultados, além de ter promovido a realização de quatro Grandes Prémios de Ciclismo SC Paradela e três Voltas Cicloturistas ao concelho de Águeda.

Finalmente, em Maio de 2006 foi iniciado um projecto de formação cultural na área musical, com a criação da Escola de Música, a qual permanece em funcionamento com cerca de duas dezenas de alunos inscritos. Paralelamente a estas secções, o SC Paradela tem igualmente organizado vários eventos nos últimos anos, com enorme sucesso, de que são exemplo as provas de resistência em motociclismo e os vários torneios de futebol juvenil.

 

btm-presidente-off

btm-npolicia-off

btm-historia-off

btm-contactos-off

btm-eleitor

btm-natalidade-off

avaria-iluminacao

voluntario-off

S5 Box