Ação Social

Ação Social

A União das freguesias tem em curso um projeto de voluntariado intitulado por “Ações que transformam, ações que emocionam”.

Este projeto visa incentivar o voluntariado através de iniciativas de cariz social, de combate à solidão dos idosos, apoio a portadores de deficiência física e famílias carenciadas.

  • Uma das iniciativas deste projeto promove a aproximação e o diálogo entre gerações e é impulsionadora de um envelhecimento com maior qualidade de vida, mais saudável e feliz. Pretende-se o intercâmbio intergeracional entre crianças dos Jardins de Infância, ATL ou Escolas e os idosos utentes das Instituições locais. Neste projecto, uma criança “adota” um avô do Lar/Centro de Dia, e irão trocar correspondência, visitas, trabalhos, etc. Contribuirá desta forma, para um melhor conhecimento das riquezas endógenas, das belezas naturais e das tradições do nosso concelho. Poderão fazer-se diversas actividades através das quais idosos e crianças se juntam para recriar por ex. tradições gastronómicas, trocando experiências e novas formas de saudavelmente nos alimentarmos.

     

  • Também em complementaridade com o projeto ”Agueda Solidária”, Instituições locais e aposta no voluntariado local, no que respeita à intervenção direta com os idosos, acamados, pessoas com mobilidade condicionada ou portadoras de deficiência física e/ou mental, que, por falta de meios económicos ou pela sua condição física, se vêem impedidos ou têm dificuldade de contratar determinados serviços públicos ou privados, procuraremos fazer as primeiras visitas domiciliárias de modo a identificar as suas necessidades e permitir uma melhor intervenção junto dos mesmos. Iremos procurar soluções em articulação com as disponibilidades dos voluntários, Instituições e do Município, de forma a assegurar o limiar mínimo de qualidade de vida. Algumas das atividades que os voluntários podem realizar para apoiar os idosos, passam por simplesmente conversar com eles; cuidados de higiene e conforto; manicura, cabeleireiro; ajudar a dar de comer; companhia e convívio; aviar receitas, acompanhar às consultas médicas; solucionar pequenas reparações em casa, entre outras.

     

  • Relativamente às famílias carenciadas, a intervenção tem por objetivo o apoio na satisfação das suas necessidades básicas (alimentação, vestuário, saúde e habitação social). O auxílio a estas famílias representa mais um passo no combate ao agravamento da pobreza, permitindo que famílias em situação de vulnerabilidade social se reestruturem e consigam voltar a garantir a sua sustentabilidade.

 

Sendo assim, vimos mais uma vez apelar à sua inscrição como voluntário.

 

btm-presidente-off

btm-npolicia-off

btm-historia-off

btm-contactos-off

btm-eleitor

btm-natalidade-off

avaria-iluminacao

voluntario-off

S5 Box